segunda-feira, 12 de outubro de 2009

E se alguém orasse por você?

Como a principal característica desse nosso mundo é que "aqui tem de tudo", transcrevo a seguir reportagem que descreve uma das novas bizarrices tecnológicas disponíveis: um site que coloca um computador pra rezar por você, por um preço em conta!

Sem maios comentários, pois a reportagem é auto-explicativa...

12/10/2009 - 07h00
Criador do site que "reza por você" admite que "infelizmente" não ora com frequência

Bárbara Paludeti
Do UOL Notícias
Em São Paulo
Com a correria do dia-a-dia, até os mais fervorosos fiéis ficam sem tempo de rezar ou mesmo esquecem. Em tempos de Twitter e Facebook, o computador pode ser um aliado para a prece diária. Para ninguém ficar com remorso porque deixou a oração de todos os dias passar, um norte-americano de Boston resolveu criar o Information Age Prayer - em tradução livre, Sistema de Oração na Era da Informação - algo como uma "prece eletrônica".

Pelo site do serviço, o internauta se cadastra, vira assinante, paga uma taxa mensal, e o computador reza por ele. Se você, internauta, achou essa história curiosa, não foi o único. Por isso, o UOL Notícias foi atrás do criador do site para entender como isso funciona.

"O Information Age Prayer é um novo e excitante caminho de se comunicar com Deus", explica o fundador James Mcarlos, 23, estudante de psicologia, em entrevista ao UOL Notícias. O idealizador do sistema admite que não reza com frequência e foi o primeiro a assinar o serviço.

Segundo Mcarlos, o site já recebeu visitas de pessoas de 168 países, ele ainda acrescenta que a maioria dos internautas brasileiros que acessam o site são de São Paulo. Das orações mais pedidas pelo sistema, 30% são para os filhos, 15% prece por ajuda financeira e 10% a Ave Maria.

Veja a entrevista que Mcarlos concedeu ao UOL Notícias:
Filósofo analisa
Para o coordenador do curso de filosofia da Universidade Metodista de São Paulo, Daniel Pansarelli, que é ateu, a ideia do site mostra o descompromisso das pessoas com o divino, o sagrado

UOL Notícias - Qual a sua religião?
James Mcarlos - Sou espiritual, mas não pertenço a um grupo religioso em particular.

UOL Notícias - Como o serviço funciona? Você pode explicar?
Mcarlos - O Information Age Prayer é um serviço de assinatura que usa um computador com capacidade de repetir as suas preces todo dia. Isso dá a satisfação de saber que as suas orações estão sempre sendo ditas, mesmo que você acorde atrasado ou as esqueça.

Nós usamos um sintetizador de voz no computador que imita a voz de uma pessoa como se ela estivesse rezando. Cada oração é repetida individualmente, com o nome do fiel exibido na tela.

UOL Notícias - O sr. acha que tem o mesmo poder quando um computador está rezando por você?
Mcarlos - Nós achamos que nosso serviço do Information Age Prayer deve ser usado mais como um complemento das suas orações, para aumentar e reforçar a ligação do assinante com Deus. A oração tradicional é uma parte importante dessa conexão e nunca deve ser esquecida, mesmo depois de se inscrever no sistema.

Como em toda oração, os resultados são de acordo com a vontade de Deus. Nós não fazemos reivindicação sobre a eficácia do serviço, no entanto, a nossa opinião é que o onisciente Deus ouve as orações quando elas são repetidas, assim como Ele ouve tudo na Terra. Ele sabe exatamente quem se inscreveu e de quem é aquela prece quando o nome é mostrado na tela do computador e a prece é falada. Deus também está ciente de todas as doações de cada assinante para a caridade.

UOL Notícias - A voz do computador é a mesma para todos, seja homem ou mulher?
Mcarlos - As orações são geralmente ditas com uma voz masculina, ainda não fomos capazes de atender a pedidos especiais de uma voz feminina para os nossos assinantes. Essa é uma outra opção que esperamos dar aos nossos clientes no futuro.

UOL Notícias - Quais os assuntos que são mais recorrentes?
Mcarlos - Muitas pessoas compram preces para ajudar seus amigos financeiramente. Uma oração bastante popular é pelos filhos, as pessoas costumam se inscrever e pedir preces separadas para cada filho.
UOL Notícias - Quantas orações são ditas por dia?
Mcarlos - Nós não divulgamos o número total de orações, mas esperamos aumentá-lo para uma grande quantidade quanto tivermos capacidade de oferecer mais orações grátis para todos.

UOL Notícias - Vocês atendem só católicos, judeus, protestantes e muçulmanos. Por que só essas quatro religiões?
Mcarlos - Esperamos expandir nossos serviços para ajudar mais pessoas. Esperamos também incluir mais preces grátis em um futuro próximo, se você tiver alguma sugestão, me mande um e-mail.

UOL Notícias - As pessoas podem pedir uma prece personalizada?
Mcarlos - Tivemos alguns pedidos de preces personalizadas, mas ainda não fomos capazes de conseguir este feito.

UOL Notícias - Alguns ateus já pagaram para que o computador rezasse por eles?
Mcarlos - A religião dos nossos assinantes é particular, mas nós temos tido um grande número de orações comprados de uma pessoa pedindo por outra. Sendo assim, presumimos que muitas dessas pessoas podem ser ateus com parentes religiosos.

UOL Notícias - O sr. já recebeu reclamações de pessoas que tenham contratado seus serviços? Ou de religiosos por estarem, supostamente, indo contra a religião que diz que a prece é algo pessoal?
Mcarlos - Todos os nossos assinantes estão felizes com os resultados, mas temos recebido alguns comentários negativos de outros. Não achamos que nosso serviço é para todos, mas estamos contentes de fornecê-lo para quem precisa.

UOL Notícias - Em que é diferente a venda de indulgências da Idade Média das preces pagas?
Mcarlos - Information Age Prayer não é uma venda de indulgências. Nós estamos simplesmente oferecendo um serviço e os resultados finais dizem respeito a Deus e aos nossos assinantes. Enquanto a maioria das empresas doa só uma pequena parte dos lucros para a caridade, o Information Age Prayer doa 10% de toda a receita para a caridade. Estamos trabalhando para oferecer um serviço completamente gratuito em quem as pessoas poderão ter suas orações repetidas sem ter que pagar uma taxa.

UOL Notícias - O sr. reza, ou também usa o computador para rezar pelo senhor?
Mcarlos - Infelizmente eu não rezo muito e fui o primeiro assinante do Information Age Prayer.

4 comentários:

Roney disse...

Qual é o objetivo disto? Dinheiro? Acredito que infelizmente deve ser... parece ser o mais óbvio... pois a oração deve vir do coração, espontânea como a respiração, livre, com sentimento, com amor. Ora, se isto funcionasse, bastava gravar e deixar rolando o dia inteiro! Mas sempre me impressiono, a criatividade do ser humano é incrível, pena que nem sempre é voltada para o crescimento da humanidade... vamos ver qual será a próxima idéia...

Denis disse...

Então, Roney... O mais curioso é que algumas pessoas acreditem que a prece repetida por um computador surtirá o mesmo efeito. Quer dizer, em pleno século XXI, as pessoas pensam que a existência de Deus resulta na possibilidade de uma criatura inisciente que precisa apenas ouvir o que é pronunciado pra tentar atender, sem nenhuma conexão com o que esteja realmente dentro de vc, com aquilo o que vc vibra, sente, se dedica em relação àquilo.

Muito curiosa essa forma de se relacionar com Deus...

É isso aí, valeu! Abraço...

vinicius disse...

Bom... eu nem sei se eu acho engraçado... Num acho que minha mentalidade é tão mais avançada ou até menos, pois eu mesmo preciso de coisas que não são realmente necessárias para unir-me a Deus... Concordo com o Roney, acho que infelizmente o objetivo é dinheiro, da até vontade de dar uma sacudida neles (rs... brincadeira)... mas quem sabe isso num desperte uma reação mais tarde, ou até em alguns casos ligue a pessoa efetivamente a Deus (acho dificil, mas)...

Quem sabe ne...

Denis disse...

Pois é, Vinícius. Sem dúvida nós ainda somos dependentes de coisas que nos façam sentir ligados a Deus. às vezes é uma foto, um nome de "santo" ou mentor espiritual, um objeto etc. E o mais curioso é que o pessoal "avançou" nessa lógica e ao invés de arumar algo que faça com que as pessoas sintam Deus mais perto, inventaram algo que está perto de Deus no lugar delas, já que estão muito ocupadas...

Realmente, como vc ja disse, às vezes de uma maneira indireta isso pode até ser lá útil pra alguém. E enquanto isso... o dono do site sem dúvida está embolsando o dele, e deve pedir o pc pra orar pra ele tb, hehehe...

Abraço e obrigado pela visita.